Reunião na Ameixoeira ampliou conceito de Oficinas do Mundo

Os parceiros do projecto URGENT que tiveram oportunidade de se deslocar no passado dia 9 de Novembro à Ameixoeira para, nas instalações da ALCC – Associação Lusofonias Cultura e Cidadania, partilhar experiências e reflectir sobre o modelo das Oficinas do Mundo, estabeleceram um ponto de partida para apresentar em Mostar, já nos dias 28 e 29 de Novembro.

O conceito orientador rompe com as tradicionais abordagens aos migrantes e refugiados e recusa a segregação e a guetização promovendo a interculturalidade e valorizando a diversidade.

São Oficinas de Artes e Ofícios que envolvem todos aqueles que num determinado território precisam de reafirmar situações de dignidade e de recuperção da sua capacidade de expressão, a partir de uma determinada  cultura e capacidade produtiva no campo artístico, .

Os debates no seio da parceria URGENT apenas começaram. Trata-se de uma co-construção que irá evoluindo nos próximos meses a partir do projecto piloto que decorrerá em dois pólos em Lisboa: ocidental polarizado no Centro Interculturacidade e mais oriental na Ameixoeira. Em cada um destes pólos estão envolvidas outras entidades que irão estruturar parcerias (CEPAC, Teatro Umano na zona de S.Bento;  Culturfaceis e CMLisboa – Direitos Sociais, na Ameixoeira).

Depois da ida a Mostar será organizada uma Oficina com todos os parceiros para aprofundar o modelo e estabilizar o Plano de Acção até maio 2018.