Oficinas do Mundo na base do projecto local do URGENT

Realizou-se no passado dia 18 de Outubro uma reunião de coordenação do projecto URGENT no CATR – Centro de Acolhimento Temporário de Refugiados no Lumiar, com a presença de Carla Gonçalves (CML), de Jose Luis Pimenta de Aguiar (CEPAC), de Mário Alves (Centro Interculturacidade) e de Carlos Ribeiro (Caixa de Mitos). Estiveram presentes duas técnicas da Rede DLBC Lisboa recentemente contratadas ( Helena Gata e Ana Regedor).

Nesta reunião foram abordados diversos assuntos que estão em curso e ficou sobretudo definido que nos termos das conclusões da mais recente reunião realizada no Centro Interculturacidade sobre o projecto Local, serão realizadas experiências do modelo Oficinas do Mundo (que o Centro Interculturacidade tem dinamizado em plataformas interculturais), em 3 territórios. Um, por natureza óbvia, na zona do Poço dos Negros (com o Centro a dinamizar), outra hipoteticamente na Ameixoeira para fazer ligação à Rede IMIGRA e à ALCC e uma terceira que poderá ser noutro território que seja específico em termos temáticos ( a hipótese de uma Oficina com imigrantes não – documentados no CEPAC, poderia ser uma possibilidade…). Os membros da Rede URGENT irão colaborar na definição destas Oficinas até porque a ida a MOSTAR de 3 representantes do URGENT em finais de Novembro tem que estar ligada a estes 3 territórios.

Teremos que definir esta “geografias das experiências – Oficinas do Mundo” muito rapidamente para podemos dar início as acções e definir a composição da delegação de Mostar.

Um dos temas que verificámos que está a falhar é a ligação ao Plano Municipal de Integração de Imiigrantes que a Fundação Aga khan/K´Cidade ficou de lançar para a Rede URGENT. Talvez seja possível dar início a essa dinâmica brevemente.

Recordam-se que na reunião plenária que realizámos no CATR decidimos 4 domínios de actuação:

– o diagnóstico (para Veneza) a ser coordenado pela Carla Gonçalves (CML – Direitos sociais)

– a Tertúlia coordenada pelo Mário Alves ( centro Interculturacidade)

– a ligação ao Plano Municipal de Integração de imigrantes coordenado pela Rita Magalhãses (Fundação Aga Khan/ K. Cidade)

– as iniciativas de comunicação e o site do projecto coordenadas pela Caixa de Mitos (Carlos Ribeiro).

Vamos programar uma reunião de todos os parceiros da Rede URGENT, mas precisamos de definir antes disso os temas acima mencionados.

A reunião será dia 9 de Novembro às 14h30 na Ameixoeira nas instalações da ALCC – Associação Lusofonia Cultura e Cidadania.

Carlos Ribeiro/24 Outubro 2107